Uso da bicicleta deve crescer, diz especialista em mobilidade
- simplionline
- 2 de ago. de 2013
- 1 min de leitura
economia.uol.com.br - Agosto 2013
Segundo Enéas Rente Ferreira, do Núcleo de Estudos em Mobilidade Urbana da Unesp (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho) de Rio Claro (173 km a noroeste de São Paulo), a tendência é que o uso da bicicleta aumente nos próximos anos.
Ele diz que o crescimento do número de ciclistas ocorre progressivamente há cerca de cinco anos, sem sinais de diminuição. Mas, para viabilizar esse crescimento, o governo precisa investir mais em políticas públicas, como implementação de ciclovias e sinalização, para aumentar o número de ciclistas.
"A pressão da sociedade está trazendo conquistas como a aceitação de bicicletas em trens e metrôs, bicicletários nas estações, implantação de ciclofaixas de lazer e até uma lei que obriga prédios novos e reformados a terem estacionamento para bicicletas. O Estado está dando mais espaço para a bicicleta", afirma.
Segundo estimativa da Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Bicicletas e Similares), a frota nacional de bicicletas atualmente é de 70 milhões unidades.

Comments