top of page

Onde andar de bike no Rio

  • simplionline
  • 25 de abr. de 2015
  • 4 min de leitura

Confira dez roteiros imperdíveis para os amantes da bicicleta

O Rio, além de ter o melhor cenário, tem a maior malha cicloviária do país

Por Fernanda Corrêa

O Rio de Janeiro é a cidade campeã de ciclovias no Brasil, e, modéstia à parte, o cenário ajuda e muito! São 378 km de malha cicloviária, com a previsão de chegar aos 450 km até 2016, no ano dos Jogos Olímpicos. Seja você atleta ou não, a bike é super bem-vinda! Ela se encaixa perfeitamente nos treinos da geração “fit”, mas também é ideal para aquele passeio lúdico, sem compromisso. Com o sucesso do Bike Rio, sistema de aluguel das famosas “laranjinhas” espalhadas pelas ruas, o carioca tem adotado ainda mais a magrela para as horas de lazer e como meio de transporte. E o Rio ao Vivo apoia essa causa!

Dê uma olhada nas rotas que podem ser feitas de bike no Rio de Janeiro:

Top 10:

Orla da Zona Sul

É a região que conta com uma das melhores ciclovias da cidade. Do Leblon até o Leme são 8 km de pista contínua. Atravessando o túnel, que liga Copacabana a Botafogo, o ciclista ainda consegue percorrer mais 19 km, ao longo do Aterro do Flamengo. O percurso é bastante movimentado e você, certamente, vai ter que dividir o espaço com pedestres, patinadores e outras tantas pessoas em busca de lazer. Mas vale a pena! A orla tem um dos cenários mais bonitos do Rio: a praia, claro! Quer conferir? O Rio ao Vivo tem cinco câmeras instaladas por lá!

Lagoa Rodrigo de Freitas

Eleita uma das melhores do Rio, a ciclovia da Lagoa tem o piso mais regular, sem deformações e, por isso, é bastante frequentada. A volta completa soma 7,5 km e a quilometragem está toda marcada na pista. Como o fluxo de corredores também é bem grande, é preciso ter paciência em dividir o espaço. Ela faz conexão com as ciclovias Jardim de Alah, Rubro Negra, que vem da Gávea, e Botafogo-Lagoa.

Paineiras e Vista Chinesa

Esta é uma opção mais distante da cidade, para quem quer fugir da selva de pedra! Cercada de verde e cachoeiras, esta rota é mais indicada para ciclistas com melhor preparo físico, já que tem uma subida pesada! O lado positivo é que, com isso, ela inclui também uma vista privilegiada do Rio.

Estádios Engenhão e Maracanã

É super possível dar uma pedalada, de leve, ao redor dos estádios. No Engenhão, são 2,5 km de ciclovia. Já a pista que contorna o Maracanã conta com 1,77 km de extensão. Por serem relativamente pequenas e planas, são indicadas para quem ainda está começando, tomando gosto pela bike. Dá uma olhada ao vivo no vizu do Maraca!

Bosque da Barra

Um verdadeiro oásis no meio Barra da Tijuca, o bosque tem uma pista de terra batida e é bastante arborizado. O trajeto tem 3 Km de extensão. A marcação da distância não é lá das melhores, mas o lugar é tranquilo e agradável. E ainda conta com uma infraestrutura bacana: tem estacionamento, seguranças, sanitários e bebedouros. Para os mais ousados, há trilhas que permitem a prática de mountain bike.

Orla da Barra / Recreio

Com 12 km de extensão, a ciclovia da orla da Barra e do Recreio é bem sinalizada e conta com bicicletários e calibradores. Na altura da Av. Ayrton Senna, a pista ainda se junta à outra via exclusiva para bikes, a ciclovia Ayrton Senna-Américas, com 7,5 km de extensão. Ela liga a Barra ao bairro de Jacarepaguá e, na altura das Av. das Américas, segue sobre o canteiro central no sentido São Conrado. Dê uma olhada nas câmeras que o Rio ao Vivo tem por lá!

Ciclovia Canal do Marapendi

Com 7,5 km de extensão, a ciclovia do Canal do Marapendi é uma ótima opção de lazer e locomoção para os moradores da Barra da Tijuca. Localizada no burburinho do bairro da Zona Oeste, mas nem por isso sem um pouco de verde, ela foi reformada recentemente. Uma excelente opção para quem não tem muita prática!

Quinta da Boa Vista

Perfeita para um dia de lazer, a pista da Quinta da Boa Vista tem duas subidas: uma curta e outra um pouco mais longa, mas não são muito inclinadas. O percurso é de 3,25 km e o espaço tem estrutura, que inclui banheiros, restaurante e local para estacionar. É ideal para quem tem criança ou alguma companhia que não curte pedalar, porque elas terão onde ficar e o que fazer, enquanto aguardam o seu passeio.

Parque de Madureira

Uma das maiores áreas de lazer do Rio, o Parque Madureira 3,5 km de ciclovia, rodeada por mais de 1.200 árvores. O espaço ainda conta com pista de skate, quadras, academia e quatro pontos do sistema de aluguel de bicicletas Bike Rio. O passeio está garantido! Nem dá para inventar a desculpa de que não tem bicicleta!

Cláudio Coutinho

A pista Cláudio Coutinho, na Urca, é uma opção protegida da agitação e do barulho da cidade. O trajeto, somando ida e volta, é de 2,5 km. O acesso é feito no canto esquerdo da Praia Vermelha, próximo ao Bondinho do Pão de Açúcar. A pista fica dentro de uma área da Escola de Comando do Exército.

Não tenho uma bike. E agora?

Se você ainda não tem uma bike, isso não é desculpa para não pedalar por aí. O sistema de aluguel de bicicletas Bike Rio disponibiliza para os cariocas 600 bicicletas, em 60 estações instaladas em mais de 10 bairros da cidade! Você certamente já viu uma das disputadas “laranjinhas” pelas ruas… O passe mensal custa R$ 10 e o diário R$ 5. Veja mais informações no site: http://www.movesamba.com.br/bikerio/

bike-riode-janeiro.jpg

 
 
 

Comentarios


Posts Destacados
Posts Recentes
Arquivo
Procure pelas Tags
Siga-nos
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Copyright © 2014 Bicicletas Eclub. Todos os direitos reservados.

DPNA Comercial, Importação e Exportação LTDA-ME

CNPJ: 13.702.205/0001-60

Vá de Bike. Experimente ir de Bicicleta! 

Para ficar informado de todos os produtos Eclub e eventos, inscreva-se em nossa newsletter abaixo.

Parabéns! Sua assinatura foi concluida

  • w-facebook
  • Twitter Clean
  • w-googleplus
  • Instagram Limpa
bottom of page