Substituição aos Veículos Automotores
- simplionline
- 4 de mar. de 2015
- 2 min de leitura
Uma das primeiras formas de diversão da garotada a bike ganha novos adeptos em todo o mundo por vários motivos dentro os principais iremos explicar a partir de agora. O que até alguns anos atrás era fácil de se ver – crianças pedalando sua bicicleta para cima e para baixo nas ruas dos bairros tem se tornado mais complicado muito em virtude do excessivo número de carros.
Contudo cada dia mais novas pessoas veem na bike um novo meio de locomoção em substituição aos veículos automotores pelo fato dos congestionamentos encontrados principalmente nas grandes cidades. Mas não pense que isso é um “privilégio” do brasileiro porque em diversos países a bicicleta é o principal meio de transporte para ir ao trabalho e em alguns casos até para passear.
É possível citar como o exemplo países como a China e a Índia onde um número significativo de pessoas utiliza a bike para ir a todos os lugares. Porém, não é apenas em países subdesenvolvidos ou de terceiro mundo como são conhecidos que a bicicleta é tão utilizada. Diversos países na Europa, assim como os Estados Unidos e Japão também tem na bike uma das principais formas de locomoção dentro das cidades.
No Brasil essa realidade vem mudando nos últimos anos e não apenas em termos de trabalho. Facilmente se pode ver nos finais de semana ou, até mesmo, de tarde ou a noite vários grupos andando de bike pelas ruas como uma forma de fazer exercício ao ar livre.
Um dos maiores perigos encontrados pelos ciclistas ainda está ligado ao desrespeito dos motoristas tanto de carros, motos e caminhões que ignoram, em sua maioria, a distância e passam raspando pelas bikes em plena luz do dia. É por este motivo que diversas Prefeituras têm criado faixas dedicadas unicamente para as bicicletas (ciclovias) durante todos os dias da semana. Outras cidades têm criados ciclovias temporárias, ou seja, apenas para os finais de semana onde a população possa andar sem maiores problemas e poder praticar seus exercícios. Por conta disso o uso dos equipamentos de segurança como capacete e luvas é indispensável, assim como a sinalização através de iluminação para a bike.
Comments